Bitcoin é um investimento ou uma moeda?

O Bitcoin está sendo explorado como três ideias distintas: uma moeda, um ativo e uma mercadoria. Como a regulamentação ocorre principalmente em nível estadual, o Bitcoin se tornou as três coisas simultaneamente em diferentes partes do mundo.



Bitcoin é uma moeda ou é um investimento como ouro? Pode ser ambos? Exploramos essa ideia e sugerimos para onde ela pode chegar.

O que é dinheiro?


Existem três valores fundamentais para descrever o que é dinheiro e o que ele faz.
  • É uma reserva de valor - você pode salvá-lo e usá-lo para mais tarde, sabendo que seu valor permanecerá.
  • É um meio de troca - algo que usamos para comprar e vender coisas que todos aceitam.
  •  É uma unidade de conta - uma forma de medir o valor de bens e serviços.
É importante entender isso, pois ajuda a definir como o Bitcoin é percebido atualmente. Em lugares onde a adoção é baixa, não satisfaz nenhuma das opções acima.

Em áreas onde a adoção é alta, ele pode marcar todas as três caixas de dinheiro. Em uma escala global, graças ao crescimento do valor do Bitcoin, ele satisfaz o critério de que a moeda pode ser uma Reserva de Valor.

Como moeda


O propósito original do Bitcoin - conforme estabelecido no artigo original publicado por Satoshi Nakamoto era ser um método de pagamento descentralizado.

O que Satoshi queria era criar um meio de troca - uma forma de comprar e vender mercadorias.

Existem mais de 100.000 sites em todo o mundo que aceitam Bitcoin como forma de pagamento. alert-info

No entanto, à medida que a popularidade do Bitcoin aumentou, sua capacidade de servir como uma maneira rápida e gratuita de transferir dinheiro foi prejudicada. As taxas de transação e o número de transações que podem ser tratadas de uma só vez pela rede tornaram o Bitcoin menos viável como meio de troca.

No entanto, países como Japão, Rússia e Noruega aceitam Bitcoin como uma moeda.

Bitcoin como investimento? ️

Graças ao incrível desempenho do Bitcoin em 2017, muitos passaram a ver a moeda como um lugar para colocar dinheiro e vê-lo crescer. Como um investimento.

Muitos o compararam ao ouro. Os gêmeos Winkelvoss - aqueles caras que investiram no Facebook - descreveram o Bitcoin como Gold 2.0. No entanto, o ouro como investimento é considerado um lugar seguro para colocar seu dinheiro quando as moedas não estão indo tão bem.

A volatilidade do preço do Bitcoin torna sua adequação como um porto seguro questionável. Mas isso pode mudar. alert-info

Como parte do projeto do Bitcoin, a quantidade de Bitcoin disponível aumenta em número a uma taxa de aproximadamente 4% ao ano. Ele foi projetado para diminuir lentamente para crescimento zero por volta do ano de 2140.

A taxa de crescimento decrescente do Bitcoin e a quantidade finita são comparáveis ​​ao ouro nesse sentido. Além do mais, a volatilidade do Bitcoin em comparação com outras criptomoedas é menor - o que significa que ele tem potencial para se tornar o ouro da criptografia.

Bitcoin como mercadoria? ️


Uma possível ideia para onde o Bitcoin pode estar se dirigindo é que ele se torne uma mercadoria negociável, como petróleo ou metal. Na América, a Commodities Futures Trading Commission designou o Bitcoin como uma commodity em 2015.

Bancos como o JP Morgan agora estão vendo a moeda como uma classe de ativos também. Mas isso não significa que o Bitcoin está fechado. As moedas são comercializadas como commodities em todo o mundo graças à sua relação com os preços de certas mercadorias.

O futuro do Bitcoin não está definido


Então, o Bitcoin é um investimento ou uma moeda? Ainda não está totalmente decidido. Uma coisa que é mencionada neste debate é a volatilidade do Bitcoin e por que ele torna difícil ser visto como uma moeda.

A maioria das principais moedas tem uma taxa de volatilidade anual entre 0,5% e 1% a cada 30-60 dias. O Bitcoin está oscilando entre 4-5% em 2018. alert-info

Se o Bitcoin começar a se estabilizar, quem sabe para onde ele irá a seguir.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem