Bitcoin o que é? Para Iniciante

Facilmente podia lhe dizer que bitcoin é uma moeda digital, descentralizada (p2p) mas gostaria de lhe mostrar a importância dessas palavras que torna o bitcoin numa revolução econômica.

bitcoin angola

Após dar-se a crise subprime que arrastou milhares de famílias a pobreza ficou claro no quão frágil era a economia global dependentes de instituições bancárias e governamentais. Economia essa que mesmo após ter surgido diversos meios facilitadores como, papel-moeda, cartões de créditos, sistemas bancários (..) que melhoraram os meios de trocas e segurança dos compradores e vendedores, mas infelizmente a economia continua sendo ineficientes, vulnerável, caríssima e limitadas por diversos factores.
  • Papel-Moeda só é útil apenas em transações locais;
  • Tempo de transação longas;
  • Procedimentos de terceiros (intermediários) aumentam a ineficiências (tempo, quantia…);
  • Fraudes e erros simples do sistema central expõem todos da rede (Ex: crise subprime);
  • Altos preços de entradas para serviços (cartões de créditos);
  • Metade das pessoas não têm acesso a uma conta bancária;

Perspectivando agora o futuro da economia podemos ver o aumento exponencial do volume de transação monetária devido aos fenômenos como o crescimento dos e-commerce, bancos online, e a implementação da Internet das Coisas.

Agora eu pergunto para vocês, O que fazer para superar isso?

Origem do Bitcoin

Em 1998 Bernard Vonnothaus, decidiu criar sua própria moeda denominada “Libert Dolar” por essa sua ação Bernard foi tratado como um terrorista doméstico logo foi preso por fraude conspiração e falsificação, segundo ele próprio, foi contactado por um amigo em comum, que lhe disse que a história de sua atitude audaciosa de criar uma moeda contrariando o governo havia chegado aos ouvidos de um hacker de codinome Satoshi Nakamoto, que lhe enviou uma mensagem dizendo que ele o havia inspirado a criar algo revolucionário uma moeda digital o lendário bitcoin.
Satoshi Nakamoto apresentou em 2008 a White-Paper “Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System” em uma lista de discussão sobre criptomoedas.

Implementando o software por trás do bitcoin como código aberto e lançou em Janeiro de 2009.

Após o lançamento, a comunidade envolvida começou a crescer, assim aumentando o número de pessoas interessadas. A moeda que valia 0,003 centavos a unidade em 2010 atingiu a alta histórica de 19.800,00 usd no final de 2017.

Como funciona o Bitcoin?

Como já citado antes, bitcoin é uma moeda digital, logo não existe fisicamente. E isso é o que deixas pessoas bem baralhadas, mas imagina como se fosse um arquivo online no seu computador, isso mesmo, com a diferença que funciona como dinheiro na internet.
Então, você não irá obter uma moeda e guardá-la no bolso, ao invés disso, ela ficará guardada no que chamamos “Carteira” (saber mais sobre carteira aqui) instaladas em um computador, celular ou dispositivos eletrônicos.

Como uso? sempre que for usar, será gerado um código, que pode ser entendidos como uma assinatura digital. Este código é todo registrados através da criptografia, em um banco de dados chamado Blockchain.

Como tenho certeza que ocorreu uma transação? Toda vez que é gerada uma assinatura digital elas são verificadas pelo processo de mineração, que utiliza da capacidade dos computadores para realizar cálculos matemáticos para confirmar as transações da rede bitcoin e aumentar a segurança.

Vantagens do Bitcoin

  • É descentralizado - não tem uma instituição que a controla, as validações são realizadas pelos próprios usuários;
  • É código aberto - qualquer indivíduo pode pode analisar compreender todo o funcionamento do sistema;
  • Transações são públicas - todo registro estão exposto na blockchain;
  • Transações são rápidas - diferente dos bancos elas podem ser feitas instantaneamente;
  • Sem barreiras continentais;
  • Taxas baixíssimas.


Bitcoin em Angola


Já foi citada antes o crescimento exponencial das transações monetária, mesmo que, Angola ainda seja pioneira nessa questão, tem se notado o mesmo crescimento na economia angolana, logo podemos adotar em nossos e-commerce e outros serviços online as soluções que o bitcoin trouxe, escaparíamos assim dos problemas apresentados pela economia tradicionais.

Longe de ser uma solução para a crise financeira que passamos mas seguindo o comportamento de muitos outros países passando por crises, onde vemos povo aderindo ao bitcoin em massa para esquivar-se do poderio governamental países esses como a Venezuela. Logo com o uso do bitcoin sendo ele descentralizado não haveria porque se preocupar com as lei financeiras do governo corrupto.

Tá eu expliquei tudo isso, mas você se pergunta como eu vou usar o bitcoin com todos problemas que Angola tem, para entender clique aqui.

Deixe sua dúvida nos comentário e nos siga nas nossas redes sociais
Recebas sempre em primeiro, siga nossas redes socias:

1 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem