O que é blockchain e para que é usado?

Blockchain é um registro online de transações apoiadas por criptografia. Ele está no coração de moedas como o Bitcoin e pode ser usado para documentar transações financeiras, o movimento de mercadorias ou serviços e / ou trocas de informações.


Um blockchain é, muito simplesmente, um registro online de transações. E essas transações podem ser:
  • Dinheiro
  • O movimento de mercadorias
  • Trocas de informações

O que é blockchain - mergulhar mais fundo

Pegando a definição acima e construindo sobre ela, um blockchain é um conjunto crescente de registros, agrupados em 'blocos' que são ligados entre si usando criptografia.

Portanto, sabemos que é uma forma de manter registros, mas há muitas ideias inteligentes construídas em cima disso. A primeira é sobre como o blockchain mantém esses registros. A maioria das pessoas se refere a isso como sistema de razão distribuída ou DLT (distributed ledger system).

Em um razão distribuída , um registro de cada transação é mantido em vários lugares ao mesmo tempo. Como resultado, toda vez que algo no blockchain é alterado, todos na rede são notificados sobre - e têm que concordar com - as alterações.

Isso torna um blockchain terrivelmente difícil de hackear e alterar os registros, pois exigiria que alguém alterasse todos os registros ao mesmo tempo.

Blockchain é um conjunto crescente de registros, agrupados em 'blocos' que são vinculados por meio de criptografia.


Por que todos estão tão animados com o blockchain?

Existem vários fatores-chave que tornam o blockchain tão interessante.

É descentralizado. A internet hoje é basicamente centralizada. O que isso significa? A grande maioria dos serviços e sites que você visita armazena e mantém seus dados em um banco de dados. Seu banco, Netflix, Google, o que você quiser, todos eles operam um sistema centralizado.

O blockchain, entretanto, é um sistema descentralizado. Isso significa que os dados residem na rede, em vez de em um só lugar.

Por que isso é uma coisa boa?

No sistema centralizado atual, há uma série de desafios.
  • Segurança - se esses bancos de dados centralizados forem invadidos, eles podem expor todos os dados de uma vez. Vimos isso acontecer cada vez mais recentemente.
  • Custo - construir sistemas centralizados costuma ser caro, pois uma empresa precisa fornecer toda a capacidade digital para fazer um sistema funcionar sem problemas.
  • Seus dados - Nesses sistemas centralizados, seus dados não são seus e geralmente são monetizados pelas redes que você fornece esses dados também.
  • Transparência - como a informação é usada, por quem e para quê é um pouco confusa hoje. A Internet descentralizada pode mudar isso!

Não havia nada assim antes?

Existem sistemas descentralizados na Internet. Lembra do Limewire e do Napster? (acredito que meu povo angolano não lembra não haha mas deve ter ouvido se tem interesse em TI) Eles foram exemplos de serviços descentralizados. Mas eles tinham uma falha: esses serviços não eram muito bons para prevenir a duplicação de arquivos. Isso é chamado de problema de gasto duplo. O problema do duplo gasto consiste em evitar que as pessoas gastem dinheiro ou usem ativos duas vezes em duas coisas diferentes.

Seu banco resolve esse problema verificando com seu banco de dados centralizado se um ativo foi gasto ou usado mais de uma vez. O blockchain resolve isso sem a necessidade de um banco de dados centralizado.

Quem inventou o blockchain?

A ideia do blockchain foi discutida entre os criptógrafos desde o início dos anos 90. Mas não foi até o misterioso Satoshi Nakamoto aparecer que o blockchain como o entendemos hoje foi criado. Bitcoin é um sistema baseado em blockchain.

Por que mais é tão especial?

  • É um sistema sem confiança . Hoje, quando compramos coisas online, há uma série de atores ou pontos em que devemos confiar. Seja um vendedor, um sistema de pagamento, um banco ou até mesmo um site. Um blockchain não requer tanta confiança, permitindo que qualquer pessoa troque bens ou serviços sem terceiros.
  • Não há mais intermediários . Muitas das redes atuais são controladas por intermediários ou agências que geralmente cobram pelo fluxo de informações. Em um blockchain , não existe tal controle, o que pode levar a custos mais baixos e transações mais rápidas.
  • Transparência . Em um blockchain público como o Bitcoin (existem blockchains privados , verifique nosso guia para descobrir a diferença), qualquer pessoa pode ver as transações, tornando mais fácil rastrear o fluxo de mercadorias ou serviços.
  • Ninguém está no controle. Como o blockchain é um sistema descentralizado , isso significa que nenhuma pessoa ou grupo pode controlar o sistema, o que significa que as coisas só podem mudar por consenso.

Para que o blockchain pode ser usado?

  • Energia - Troca de energia de pessoa para pessoa. Potencialmente entre fronteiras.
  • Cadeias de suprimentos - Rastreie todos os tipos de remessas com total transparência. Conectar registros à medida que os itens passam por muitos manipuladores diferentes.
  • Open Data Marketplaces - grandes plataformas de código aberto para troca de big data anonimamente. Os dados são frequentemente descritos como a força vital das empresas na Internet.
  • Governos - a tecnologia Blockchain pode ser usada para aumentar a velocidade e a visibilidade no setor público. (Já imaginou olhar puder dar uma olhada em toda a transferência na AGT)
  • Auditoria e regulamentação - Embora não seja normalmente implementada, a tecnologia de blockchain pode ser configurada para ser um espelho para as transações públicas, tornando as funções regulatórias significativamente mais rápidas e fáceis.
  • Seguros - Torne os seguros mais transparentes, com condições definidas de pagamento.
  • A Internet das Coisas - Conectando dispositivos inteligentes à Internet das Coisas e à economia compartilhada.

O futuro

O Blockchain começou com o Bitcoin, mas não há limites para onde essa tecnologia pode chegar no futuro. Projetos como Ethereum e Monero pegaram os princípios do blockchain e os levaram em novas direções. Mas isso é apenas o começo.

Lembre-se de entrar no nosso grupo do Facebook e seguir a nossa Página.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem