A demanda de Bitcoin está crescendo; O suprimento de Bitcoin está diminuindo, E agora?

Enquanto os grandes investidores estão comprando grandes reservas de Bitcoin, há menos lugares nas bolsas. Isso pode explicar o aumento do preço.



Tópicos
  • A crescente demanda de Bitcoin está resultando em uma crise de abastecimento.
  • De acordo com o CTO da Glassnode, Rafael Schultze-Kraft, o valor total de Bitcoin nas bolsas caiu 20% este ano.
  • Mas Schultze-Kraft disse que isso não deve impedir que investidores regulares comprem.
Existem dois fatores-chave que afetam o preço do Bitcoin: oferta e demanda. E embora a oferta disponível diminua, a demanda aumenta rapidamente.

Investidores institucionais e empresas como a MicroStrategy estão investindo no mercado, comprando enormes quantidades de Bitcoin - aumentando a demanda. Ao mesmo tempo, os dados mostram que a quantidade de Bitcoin disponível nas bolsas tem diminuído enormemente. E isso já está afetando o mercado.

O Bitcoin está em uma crise de abastecimento e liquidez. 


Isso é extremamente otimista! E altamente subestimado ”, tuitou Glassnode CTO Schultze-Kraft na segunda-feira, acrescentando:“ Acredito que veremos isso refletido significativamente no preço do Bitcoin nos próximos meses.

Este ano, o Bitcoin passou de mínimos de $ 4.000 em março para alcançar novos máximos acima de $ 24.000 na semana passada - um aumento de 500%. Aqui está uma olhada mais de perto nos dois fatores que podem estar causando esse impulso.
Bitcoin está tendo uma crise de abastecimento

Embora a quantidade total de Bitcoin esteja aumentando com o tempo, à medida que mais é extraído a cada dia, a quantidade de oferta disponível nas bolsas (também conhecida como liquidez) tem diminuído. E isso torna mais difícil - ou mais caro - para novos investidores comprar Bitcoin. 

De acordo com a Glassnode, o fornecimento de Bitcoin mantido nas bolsas caiu 20% desde janeiro. É uma tendência que pode ser observada em todas as bolsas. O Bitcoin pode ter sido enviado para armazenamento de longo prazo, para soluções de custódia ou para fundos de investimento maiores. Mas, crucialmente, significa menos disponibilidade para o comércio.

Na verdade, menos de 13% de todo o Bitcoin existente atualmente é mantido em trocas de criptografia e disponível para negociação.

A Glassnode também rastreia a quantidade de Bitcoin que é líquido (disponível gratuitamente para negociação) em oposição a ilíquida, onde é mantido fora das bolsas e não está disponível para compra. Aqui também, a quantidade de Bitcoin líquido tem diminuído, com apenas 12% do fornecimento total permanecendo como líquido.

“Entidades ilíquidos gastar menos do que 25% do BTC que recebem, agindo como sumidouros de abastecimento na rede”, Schultze-Kraft disse

Assim como Schultze-Kraft pensa que a crise de oferta de Bitcoin não excluirá investidores regulares ou de varejo, ele também não acha que impedirá que grandes investidores institucionais comprem mais Bitcoin.

“Se você olhar para os fundamentos, se você olhar para a infraestrutura, se você olhar para os serviços de custódia, tudo está avançando”, disse Schultze-Kraft, acrescentando que as possibilidades para investidores institucionais são evidentemente maiores hoje do que eram em 2017 .

Em primeiro lugar, quase um terço do Bitcoin total não está em circulação. Quase 15% de todo o Bitcoin está sendo mantido em "endereços de acumulação" por pessoas que Schultze-Kraft descreve como os "verdadeiros HODLers". Adicione isso ao total de Bitcoins perdidos , que as estimativas comuns colocam em cerca de 3 milhões, e isso significa que aproximadamente 30% de todos os Bitcoins não estão realmente disponíveis. 

Mais importante, porém, é a iminente crise de liquidez do Bitcoin. De acordo com a Schultze-Kraft, a oferta de Bitcoin nas bolsas caiu 20% desde janeiro. Em outras palavras, o Bitcoin está cada vez mais sendo movido para armazenamento de longo prazo e longe das próprias bolsas. 



Além do mais, 14,4 milhões de Bitcoins - o equivalente a 78% do estoque total de Bitcoins - estão sendo mantidos por entidades ilíquidas. Com apenas 12% do fornecimento total do Bitcoin sendo mantido por entidades líquidas, esta métrica mostra que 2020 causou uma pressão perpétua na liquidez do Bitcoin. 

“Entidades ilíquidos gastar menos do que 25% do BTC que recebem, agindo como sumidouros de abastecimento na rede”, Schultze-Kraft disse

Mas Schultze-Kraft disse à Decrypt que esta crise de abastecimento não deve impedir que investidores regulares comprem.

“A crise de abastecimento, como a chamo, terá um impacto sobre os preços, mas não impede necessariamente que investidores de varejo ou pequenos investidores entrem no mercado”, disse Schultze-Kraft. 

Seu raciocínio é que os investidores de varejo que procuram entrar no Bitcoin ainda podem comprar no mercado sem ocupar muito espaço. 

“Sim, a oferta é finita, mas você ainda tem Bitcoin, que é altamente divisível. Mesmo se for um investidor de varejo querendo entrar, ele pode simplesmente comprar um Satoshi ou dois Satoshis ”, disse Schultze-Kraft.

E, por sua vez, o preço do Bitcoin pode se beneficiar. Schultze-Kraft disse à Decrypt que pensa que “no final, é apenas uma questão de mercado. Se houver menos oferta, mas a demanda obviamente estiver crescendo, isso terá um impacto claro no preço ”. 

Assim como Schultze-Kraft pensa que a crise de oferta de Bitcoin não excluirá investidores regulares ou de varejo, ele também não acha que impedirá que grandes investidores institucionais comprem mais Bitcoin. 

“Se você olhar para os fundamentos, se você olhar para a infraestrutura, se você olhar para os serviços de custódia, tudo está avançando”, disse Schultze-Kraft, acrescentando que as possibilidades para investidores institucionais são evidentemente maiores hoje do que eram em 2017 . 

Todos esses fatores se combinaram para resultar em uma demanda crescente pela criptomoeda.

Crescente demanda por Bitcoin


Um número crescente de investidores institucionais adotando o Bitcoin aumentou a demanda pela criptomoeda em 2020. 

Notavelmente, as participações de Bitcoin em tons de cinza têm aumentado a uma taxa mais alta do que a taxa de mineração de Bitcoin (embora parte desse crescimento possa ser devido a investidores pré-existentes movendo seus ativos para tons de cinza). 

Mas o volume de compra do Bitcoin realmente começou quando a empresa de inteligência de negócios MicroStrategy começou a investir no Bitcoin em agosto e setembro deste ano . A empresa comprou US $ 425 milhões em Bitcoin durante esse período e, desde então, fez mais compras. Agora, ela acumulou mais de US $ 1,6 bilhão em Bitcoins.

Desde que a MicroStrategy entrou na arena do Bitcoin, muitas outras empresas seguiram o exemplo. Isso inclui a Square, que investiu $ 50 milhões - ou 1% de seus ativos totais na época - no Bitcoin em outubro. 

No mesmo mês, o PayPal anunciou que lançaria recursos de compra e venda para Bitcoin. Provavelmente, isso marcou o fator mais importante para tornar o Bitcoin mais acessível, porque permitiu que o Bitcoin fosse usado pelos clientes do PayPal nos Estados Unidos com mais facilidade do que nunca. 

Na verdade, apenas dois meses depois , aproximadamente um em cada cinco clientes do PayPal já havia negociado Bitcoin. 

Avançando até hoje, o montante total de Bitcoin adquirido por empresas de capital aberto, empresas privadas e empresas do tipo ETF atingiu aproximadamente 1,1 milhão de Bitcoins. Isso representa mais de US $ 25 bilhões pelos preços atuais e quase 5% de todo o Bitcoin existente. 

Acompanhando essas grandes decisões, o Bitcoin também se beneficiou de muitos elogios, vindos de alguns dos nomes mais famosos do mundo nas finanças tradicionais. 

Em maio, o fundador da Tudor Investments Paul Tudor Jones disse que “a melhor estratégia de maximização de lucro é possuir o cavalo mais rápido”, acrescentando: “Se eu for forçado a prever, minha aposta é que será o Bitcoin”. 

O CIO da Blackrock, Rick Rieder, disse em novembro que o Bitcoin “veio para ficar” e que poderia ultrapassar o ouro no futuro. 

Mas talvez Scott Minerd, CIO da Guggenheim Global, tenha feito a manchete de Bitcoin mais otimista do ano apenas duas semanas atrás, quando disse: “Nosso trabalho fundamental mostra que o Bitcoin deve valer cerca de US $ 400.000”. 

Todas essas manchetes geraram um senso de legitimidade que o Bitcoin não desfrutava anteriormente. 

Schultze-Kraft disse à Decrypt que pensa que “no final, é apenas uma questão de mercado. Se houver menos oferta, mas a demanda obviamente estiver crescendo, isso terá um impacto claro no preço ”. 

Embora, é claro, ninguém saiba com certeza.

Lembre-se de entrar no nosso grupo do Facebook e seguir a nossa Página.

AVISO LEGAL
AS VISÕES E OPINIÕES EXPRESSAS PELO AUTOR SÃO APENAS PARA FINS INFORMATIVOS E NÃO CONSTITUEM ACONSELHAMENTO FINANCEIRO, DE INVESTIMENTO OU OUTRO

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem